Pular para o conteúdo principal

Vantagens de ser bilíngue.

Ok, devo admitir,  vivemos em tempos nos quais a tecnologia permite cada vez mais que novos recursos e aplicativos facilitem a nossa comunicação e tragam uma "proximidade" entre as culturas, apesar disso, é preciso que haja atenção ao fato de que a vida não se resume a um simples dispositivo eletrônico, portanto fica a dica: Se você realmente pretende estudar e vivenciar uma cultura diferente (de fato), comece pela sua língua. Estudar uma segunda língua é mais que simplesmente vivenciar uma nova cultura, é fortalecer a sua saúde mental, cultural e motora. Estudos comprovam que um segundo idioma pode beneficiar o nosso cérebro de diversas maneiras. 


Crescimento do cérebro

Como resultado de uma aprendizagem bem-sucedida os centros de língua do cérebro costumam crescer. De acordo com pesquisa publicada em 2012, quanto mais você aprende mais as áreas vitais do seu cérebro se desenvolvem.






Afastamento de demência

De acordo com um outro estudo conduzido, realizado no mesmo perído, o bilinguismo atrasa a doença de Alzheimer em até cinco anos nas pessoas mais suscetíveis.
  
Desenvolvimento de habilidades de escuta

Ser bilíngue pode levar a melhores habilidades de escuta, já que o cérebro precisa trabalhar mais para distinguir diferentes tipos de sons em duas ou mais línguas. Pelo menos é o que mostra um estudo realizado durante o ano de 2012.



Desenvolvimento de sensibilidade à linguagem

Crianças de famílias bilíngues podem distinguir idiomas de que nunca ouviram falar antes, segundo estudo publicado no ano de 2011. Dessa maneira, a exposição a diferentes sons, como o catalão e o espanhol, ajuda a perceber a diferença entre outros idiomas, como inglês e francês.

Aumento na memória

Estudo publicado no início de 2013 mostra que bebês criados em ambiente bilíngue têm memória de trabalho mais forte do que a das crianças familiarizadas com apenas um idioma. Isso representa melhor desempenho em cálculo mental, leitura e outras habilidades.

Aumento na capacidade multitarefas

Pessoas que falam duas línguas podem mudar de uma tarefa para outra com mais facilidade, como mostra estudo publicado em 2013. Elas tendem a apresentar mais flexibilidade cognitiva e acreditarem que é mais fácil se adaptar a circunstâncias inesperadas.




  
Aumento na capacidade de atenção

Pessoas bilíngues apresentam maior controle sobre sua atenção, além de serem mais capazes de eliminar distrações, segundo estudo de 2010.
  
Capacidade de duplicação ativada

O aumento das funções cognitivas, como aumento de atenção e capacidade de multitarefas, se apresenta em pessoas bilíngues por conta da capacidade de manter duas línguas ativadas ao mesmo tempo, além da monitoração contínua de qual delas é mais adequada para o momento. Segundo estudo de 1999, a mudança confere benefícios mentais.
  
Desenvolvimento de múltiplos pontos de vista

Aprender uma nova língua pode mudar literalmente a maneira como você vê o mundo. Um estudo publicado em 2010 mostra que aprendendo Japonês, que possui termos básicos para azul claro e azul escuro, por exemplo, você pode passar a perceber as cores de uma maneira diferente.
  
Desenvolvimento da sua primeira língua

Uma vez que a aprendizagem de uma segunda língua aumenta sua atenção para regras abstratas e estrutura da língua, isso pode melhorar a sua língua mãe.


Fonte: Universia Brasil


E você aí? Já é bilíngue? Então, está esperando o quê?

Postagens mais visitadas deste blog

Nada resiste à continuidade.

Seja sempre você mesmo(a), jamais deixe de seguir os instintos, ou princípios, que lhe tornam uma pessoa melhor e mais feliz. O sofrimento mundano é apenas mais uma consequência da vida,  altos e baixos são peças fundamentais em nossas experiências e sempre colaboram para nossa evolução, seja social, material ou espiritual. Jamais desista dos seus sonhos, lute com todas suas forças para que eles se tornem reais. Tente uma, duas ou três vezes; tente dez, cem ou mil vezes. Nas tentativas, você perceberá que a cada 'fracasso' você chega, cada vez mais, próximo aos seus objetivos. Portanto, não desanime com os tombos, mas procure ter em mente que os seus sonhos devem ser convergentes com os seus princípios. Procure ser uma pessoa melhor e almeje algo que realmente lhe fará alguém melhor, do contrario, é brincar de passar pela vida e jogar tempo no vazio da eternidade.

Hammond, um senhor órgão!

O Hammond talvez seja o instrumento musical "Vintage" mais cobiçado do mundo (pelo menos esse é fator comum entre os músicos organistas). O som que ele produz em conjunto com a sua caixa de som rotatória é "irado" e insubstituível. Foi o instrumento que inspirou toda a geração de teclados eletrônicos que fazem a cabeça dos músicos até hoje. Quem diria que em 1935 já se falava em "presets", envelopes e filtros relacionados a um teclado? Na verdade, foi construído para ser um órgão, não apenas um teclado. E acredito que seja um órgão mais do que reconhecido mundialmente. Um cara que nunca ouviu falar em Hammond, não se pode dizer que é músico tecladsita, é como se um guitarrista não fizesse idéia do q ue é uma Fender Stratocaster... Um leigo tudo bem... Mas um músico, não... Pelo menos esse é o meu ponto de vista. Historicamente, no início, foi muito combatido pelas Igrejas. O seu inventor, o engenheiro americano Laurens Hammond, até chegou a ser proc

O que vale a pena na vida.

Falar é bom , mas atente-se ao que diz, pois palavras indevidas machucam pessoas, especialmente aquelas que mais se aproximam de você  e só querem o seu bem. Aprenda a ouvir . Na maioria das vezes, observar em silêncio nos torna pessoas mais coerentes e lúcidas para nossas decisões e atitudes. Saiba que você é especial , mas não insubstituível. Não subestime as pessoas ao seu redor, sempre haverá alguém capaz de fazer o que você faz  (seja pior, igual ou melhor que você). Lembre-se, a prepotência é como um câncer; mata, mas  para alguns casos há tratamento. Seja imponente , mas também saiba a hora de agir com humildade. No dia de hoje, busque apenas ser melhor do que você próprio já foi ontem. É bom ter ter amigos, mas entenda que nem todos estarão ao seu lado nos momentos mais cruciais de sua vida. Não faça disso um drama; na vida, sempre haverá amigos, bons amigos e melhores amigos, esses últimos podem ser contados nos dedos de uma única mão. Alguns cantores famosos fazem