Pular para o conteúdo principal

Páscoa

O que hoje denominamos de "Páscoa", era um evento mítico multinacional, advindo dos tempos mais remotos da humanidade. É uma corruptela moderna de "eu sofro", em aramaico ("pascho"). Sua "atual" relações com "ovos", são encontradas em culturas riquíssimas e milenares, tais como os Incas, Chineses, Vikings, Celtas, Persas, Animistas e em algumas culturas pré-Históricas, todos ligados ao fim do inverno, quando se dava o preparo coletivo dos ninhos pelas codornas, perdizes, pombos e dezenas de outras aves silvestres, seguindo seus instintos naturais. Só recentemente, os mitos judaicos-cristãos se apropriaram dessas antigas celebrações alimentares, subvertendo-o com um aporte canônico e sacralizado, imortalizado ao final da Idade Média com a representação gráfica através da pintura da "Santa Ceia" por Leonardo da Vinci, ilustrando uma emblemática passagem bíblica. Na Polônia, são bastante conhecidos as "Pessankas" (outra corruptela do aramaico "pascho", que nos deu "Páscoa"), uma arte rica decorativa feita com ovos de aves vazios, finamente decorados á mão com coloridas pinturas geométricas. Contemproaneamente, a indústria alimentícia se apropriou do costume ancestral, introduzindo o conceito original de prazer, substituindo o que, antes da eclosão do cristianismo eram verdadeiras orgias alimentares (inclusive sexuais), substituindo-a pelo "inocente" chocolate asteca ("xocoatl" do nauátle xococ, "amargo" + atl, "água"), no formato de relizentes ovos, chocados por... COELHOS!
A Páscoa se dá ao fim da Quaresma, entre o Carnaval e Semana Santa, onde a abstinência de Carnes e Ovos estará liberada, após o Sábado de Aleluia.

Postagens mais visitadas deste blog

Nada resiste à continuidade.

Seja sempre você mesmo(a), jamais deixe de seguir os instintos, ou princípios, que lhe tornam uma pessoa melhor e mais feliz. O sofrimento mundano é apenas mais uma consequência da vida,  altos e baixos são peças fundamentais em nossas experiências e sempre colaboram para nossa evolução, seja social, material ou espiritual. Jamais desista dos seus sonhos, lute com todas suas forças para que eles se tornem reais. Tente uma, duas ou três vezes; tente dez, cem ou mil vezes. Nas tentativas, você perceberá que a cada 'fracasso' você chega, cada vez mais, próximo aos seus objetivos. Portanto, não desanime com os tombos, mas procure ter em mente que os seus sonhos devem ser convergentes com os seus princípios. Procure ser uma pessoa melhor e almeje algo que realmente lhe fará alguém melhor, do contrario, é brincar de passar pela vida e jogar tempo no vazio da eternidade.

Reflections of my life. (solo)

Com meu violão e meu teclado fazendo esse som da banda " The Marmalade ". Uma banda inglesa de sucesso dos anos 70. (uma versão um pouco mais lenta). O fato de produzir toda a música em um teclado, limita algumas coisas, por exemplo , o baixo que ficaria muito melhor se eu tivesse um baixo elétrico em mãos no momento da gravação. O Marmelade foi um grupo formado no Reino Unido, mais precisamente na cidade de Glasgow na Escócia, no ano de 1961. No início o grupo usava o nome " Dean Ford and the Gaylords " mas só atingiu seu ápice de sucesseco mesmo foi entre os anos de 1968 a 1972. Graham Knight é o "cara" dessa banda.

Hammond, um senhor órgão!

O Hammond talvez seja o instrumento musical "Vintage" mais cobiçado do mundo (pelo menos esse é fator comum entre os músicos organistas). O som que ele produz em conjunto com a sua caixa de som rotatória é "irado" e insubstituível. Foi o instrumento que inspirou toda a geração de teclados eletrônicos que fazem a cabeça dos músicos até hoje. Quem diria que em 1935 já se falava em "presets", envelopes e filtros relacionados a um teclado? Na verdade, foi construído para ser um órgão, não apenas um teclado. E acredito que seja um órgão mais do que reconhecido mundialmente. Um cara que nunca ouviu falar em Hammond, não se pode dizer que é músico tecladsita, é como se um guitarrista não fizesse idéia do q ue é uma Fender Stratocaster... Um leigo tudo bem... Mas um músico, não... Pelo menos esse é o meu ponto de vista. Historicamente, no início, foi muito combatido pelas Igrejas. O seu inventor, o engenheiro americano Laurens Hammond, até chegou a ser proc