Pular para o conteúdo principal

Hammond, um senhor órgão!

O Hammond talvez seja o instrumento musical "Vintage" mais cobiçado do mundo (pelo menos esse é fator comum entre os músicos organistas). O som que ele produz em conjunto com a sua caixa de som rotatória é "irado" e insubstituível.

Foi o instrumento que inspirou toda a geração de teclados eletrônicos que fazem a cabeça dos músicos até hoje. Quem diria que em 1935 já se falava em "presets", envelopes e filtros relacionados a um teclado? Na verdade, foi construído para ser um órgão, não apenas um teclado. E acredito que seja um órgão mais do que reconhecido mundialmente. Um cara que nunca ouviu falar em Hammond, não se pode dizer que é músico tecladsita, é como se um guitarrista não fizesse idéia do que é uma Fender Stratocaster... Um leigo tudo bem... Mas um músico, não... Pelo menos esse é o meu ponto de vista.


Historicamente, no início, foi muito combatido pelas Igrejas. O seu inventor, o engenheiro americano Laurens Hammond, até chegou a ser processado por associar e usar a palavra "órgão" para caracterizar seu instrumento musical.



O Hammond B-3 é o modelo mais famoso do instrumento. Nas primeiras décadas, após sua introdução, ele era usado para fornecer música em pistas de patinagem e salas de filmes. Entre as décadas de 1950 e 1960 foi usado por bandas de jazz como o trio de Jimmy Smith. No final da década de 1960, e pela década de 1970, ele foi bastante usado por bandas de rock, desde os latinos a Santana, passando por Deep Purple e Uriah Heep, que consagraram o instrumento, a bandas de rock progressivo como Emerson Lake & Palmer, Yes, Kansas e Pink Floyd, também por bandas de blues-rock como The Allman Brothers Band.





No vídeo acima eu exibo uma boa opção para quem não tem condições (meu caso) de adquir um órgão desse porte (que não é nem um pouco barato) mas que deseja sentir o gostinho de saber o que é tocar em um Hammond.

O software "B4" produzido pela Native Instruments, é, na minha opinião, um dos melhores simuladores de Hammond . Por meio dele, usando um cabo midi para comunicação micro/teclado, você pode conectar um controlador midi ou qualquer teclado (pode ser até um PSR da vida mesmo) à sua CPU. Usando uma boa placa de som no micro para não ter latência (atraso), é certeza que você vai ter vários timbres de órgãos muito semelhantes a um B3. Claro, quanto melhor a placa de som do seu micro e melhor o tipo de controlador ou teclado, melhor será a fidelidade de timbre.

Postagens mais visitadas deste blog

Sem ordem não há progresso.

SALA DE AULA IMPROVISADA NA ÍNDIA. (32 posições acima de nós no ranking mundial da educação) Enquanto alguns não têm o mínimo necessário, outros destroem o pouco que conseguimos com muito sacrifício, e claro, com o suor do povo.  Ontem (14/11/2013), alunos atearam fogo dentro de uma sala de aula na escola onde trabalho (não é a primeira vez que vejo isso acontecer em uma escola pública e nem será a última), queimaram um armário (um luxo p/ poucos), as cortinas da sala (você faz ideia de quantas escolas Brasil afora possuem cortinas nas salas?) e acreditem, toda a escola acabara de ser pintada... Sem falar das cadeiras, mesas e dos ventiladores de quase todas as salas, totalmente destruídos já nas primeiras semanas do ano. Sinceramente, mediante a constantes atitudes como essas, acho que está na hora de darmos um basta à intolerância nesse país; o problema da educação no Brasil não está somente na nossa estrutura ou na formação dos professores, vai ...

Joe Cocker / Um tremendo "vozeirão" !

John Robert Cocker Nascido na cidade de Sheffield , em 20 de maio de 1944. Um cantor britânico de música pop influenciado pela soul music no início da carreira. Começou sua carreira em sua cidade natal aos quinze anos de idade: Sua primeira banda chamava-se Avengers (sob o nome artístico de Vance Arnold), depois Big Blues (1963) e então a Grease Band (a partir de 1966). Em 1969 ele foi o astro convidado do programa The Ed Sullivan Show . Seu primeiro grande sucesso foi " With a Little H elp from My Friends ", uma versão da música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page . No mesmo ano ele apareceu no Festival de Woodstock , com um show consagrador, sobre o qual ele fala no livro Woodstock , do jornalista Pete Fornatale : "Tivemos uma reação emocionante quando tocamos With a Little Help from My Friends . Foi como um sentido maravilhoso de comunicação. Era o último número do show , eu lembro, mas senti que finalmente tínhamos nos comunicad...

Banda Blecaute

O Blecaute , ou (A Banda Blecaute ) como queiram, é uma das bandas ( aos poucos irei apresentando outras bandas aqui no blog ) pelas quais eu tive a oportunidade de participar por algum tempo como músico de apoio ( tecladista ). Foi uma experiência muito bacana , e bem proveitosa... Participei de alguns eventos bem interessantes c/ os caras. Trata-se de uma autêntica banda de Guaianases ( a melhor da região na minha opinião ) com muita tradição não só no bairro mas em toda zona leste e em cidades vizinhas. Formada pelo meu grande brother Deley ( vocalista ), Denis (guitarra), Eduardo (baixo), Marcelo (bateria). A banda tem como propósito, levar aos bares e eventos onde se apresentam um show empolgante, diversificado , de grande qualidade e carisma, com um repertório composto de um grande acervo de músicas covers e próprias. Como músico de apoio, sempre toquei ao vivo c/ os caras, portanto não tive a oportunidade de gravar algo c/ eles, nem de ter registros em vídeos ou co...