Pular para o conteúdo principal

Hammond, um senhor órgão!

O Hammond talvez seja o instrumento musical "Vintage" mais cobiçado do mundo (pelo menos esse é fator comum entre os músicos organistas). O som que ele produz em conjunto com a sua caixa de som rotatória é "irado" e insubstituível.

Foi o instrumento que inspirou toda a geração de teclados eletrônicos que fazem a cabeça dos músicos até hoje. Quem diria que em 1935 já se falava em "presets", envelopes e filtros relacionados a um teclado? Na verdade, foi construído para ser um órgão, não apenas um teclado. E acredito que seja um órgão mais do que reconhecido mundialmente. Um cara que nunca ouviu falar em Hammond, não se pode dizer que é músico tecladsita, é como se um guitarrista não fizesse idéia do que é uma Fender Stratocaster... Um leigo tudo bem... Mas um músico, não... Pelo menos esse é o meu ponto de vista.


Historicamente, no início, foi muito combatido pelas Igrejas. O seu inventor, o engenheiro americano Laurens Hammond, até chegou a ser processado por associar e usar a palavra "órgão" para caracterizar seu instrumento musical.



O Hammond B-3 é o modelo mais famoso do instrumento. Nas primeiras décadas, após sua introdução, ele era usado para fornecer música em pistas de patinagem e salas de filmes. Entre as décadas de 1950 e 1960 foi usado por bandas de jazz como o trio de Jimmy Smith. No final da década de 1960, e pela década de 1970, ele foi bastante usado por bandas de rock, desde os latinos a Santana, passando por Deep Purple e Uriah Heep, que consagraram o instrumento, a bandas de rock progressivo como Emerson Lake & Palmer, Yes, Kansas e Pink Floyd, também por bandas de blues-rock como The Allman Brothers Band.





No vídeo acima eu exibo uma boa opção para quem não tem condições (meu caso) de adquir um órgão desse porte (que não é nem um pouco barato) mas que deseja sentir o gostinho de saber o que é tocar em um Hammond.

O software "B4" produzido pela Native Instruments, é, na minha opinião, um dos melhores simuladores de Hammond . Por meio dele, usando um cabo midi para comunicação micro/teclado, você pode conectar um controlador midi ou qualquer teclado (pode ser até um PSR da vida mesmo) à sua CPU. Usando uma boa placa de som no micro para não ter latência (atraso), é certeza que você vai ter vários timbres de órgãos muito semelhantes a um B3. Claro, quanto melhor a placa de som do seu micro e melhor o tipo de controlador ou teclado, melhor será a fidelidade de timbre.

Postagens mais visitadas deste blog

Nada resiste à continuidade.

Seja sempre você mesmo(a), jamais deixe de seguir os instintos, ou princípios, que lhe tornam uma pessoa melhor e mais feliz. O sofrimento mundano é apenas mais uma consequência da vida,  altos e baixos são peças fundamentais em nossas experiências e sempre colaboram para nossa evolução, seja social, material ou espiritual. Jamais desista dos seus sonhos, lute com todas suas forças para que eles se tornem reais. Tente uma, duas ou três vezes; tente dez, cem ou mil vezes. Nas tentativas, você perceberá que a cada 'fracasso' você chega, cada vez mais, próximo aos seus objetivos. Portanto, não desanime com os tombos, mas procure ter em mente que os seus sonhos devem ser convergentes com os seus princípios. Procure ser uma pessoa melhor e almeje algo que realmente lhe fará alguém melhor, do contrario, é brincar de passar pela vida e jogar tempo no vazio da eternidade.

Reflections of my life. (solo)

Com meu violão e meu teclado fazendo esse som da banda " The Marmalade ". Uma banda inglesa de sucesso dos anos 70. (uma versão um pouco mais lenta). O fato de produzir toda a música em um teclado, limita algumas coisas, por exemplo , o baixo que ficaria muito melhor se eu tivesse um baixo elétrico em mãos no momento da gravação. O Marmelade foi um grupo formado no Reino Unido, mais precisamente na cidade de Glasgow na Escócia, no ano de 1961. No início o grupo usava o nome " Dean Ford and the Gaylords " mas só atingiu seu ápice de sucesseco mesmo foi entre os anos de 1968 a 1972. Graham Knight é o "cara" dessa banda.